terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O que você pode comer em uma dieta Low-carb?

Bom, como o próprio nome diz, é uma dieta com restrição de carboidratos. É claro que você não vai banir todos eles da sua dieta, mas consumir com moderação alguns, e sim excluir para sempre outros.
Todos os carboidratos são açúcares, mesmo que alguns não tenham sabor doce. Açúcares são a primeira fonte de energia do corpo, porém quando em excesso é armazenado em forma de gordura. Por isso uma dieta low-carb é interessante, pois ela faz com que seu corpo utilize a gordura do seu corpo como fonte de energia. É claro que o processo varia de pessoa pra pessoa, uns mais rápido, outros nem tanto. 
Os alimentos proibidos são os de maior índice glicêmico, ou seja, os que são convertidos em açúcar no sangue mais rápido na forma de glicose. Em consequência disto, liberamos a vilã insulina.

Alimentos proibidos, ou consumidos com MUITA moderação:
-tudo que tem glutem e amido: trigo(extremamente proibido), centeio, cevada, amido de milho, polvilho, milho, batatas(todas), aipim, batata salsa, inhame. 

Alimentos tolerados: Aveia(por ter muita fibra e pouquissimo glutem), amido de milho(em pequenas quantidades somente para engrossar molhos ou cremes)

Consumir com moderação: leguminosas(feijão, vagens, grão de bico) e frutas com alto indice glicêmico(geralmente as mais doces como banana, pêssego, figo, manga, papaya...)

Consumir à vontade: 
- Proteinas de origem animal: carnes, ovos, queijo, proteina do leite(whey protein)
- frutas de baixo indice glicêmico: todas as berries(morango, mirtilo, amora, cereja, framboesa, acerola, pitanga) , kiwi, maçã, pêra.
- Legumes com muita fibra: brócolis, couve-flor, abóbora, aspargos, couve bruxelas, endívias
- folhas: alface, rúcula, agrião , espinafre, couve
- oleaginosas: abacate, castanhas em geral( amêndoas, avelâs, nozes, castanha do pará, pistache), azeite de oliva, oleo de côco, manteiga
PIRÂMIDE ALIMENTAR LOW-CARB


ATENÇÃO: Os fabricantes de alimentos utilizam muitos açúcares nos alimentos. Todos os seguintes são açúcares ou produtos relacionados: glicose, frutose, galactose, lactose, açúcar invertido, manose, pentose, ribose, sucrose, maltose, sorbitol, manitol, dulcitol, inositol, Karo, trealose, raffinose, stachyose, vernanose e fructans. Então preste atenção quando você ver algum produto anunciado como 0%açúcar, geralmente não é!

Um comentário:

  1. Eu sempre fiquei me perguntando o que seria um açúcar invertido, e qual a necessidade de adicionar esse elemento aos industrializados. E pior que muiiiiita coisa que as pessoas comem, dão aos filhos tem mais de 3 tipos de açúcar nos ingredientes, mas ninguém se liga nisso!

    ResponderExcluir